Diretora Aline Menezes

Diretora da Cenarium Escola de Dança em Florianópolis.
Iniciou seu contato com a dança aos 6 anos de idade com aulas de Ballet Clássico e Jazz. Em 1999, começou sua paixão pelas danças a dois, passando nos anos seguintes a se dedicar inteiramente a Dança de Salão como bailarina, coreógrafa e professora. Abriu a escola em 2005, construindo grandes parcerias e passando por importantes transformações. Apresentou seu trabalho e se especializou com aulas de renomados profissionais em diversos festivais nacionais e internacionais, dentre eles: Festival de Dança de Joinville, Bento em Dança, Porto Alegre em Dança, Dança Bahia, CITA/Congresso Internacional de Tango Argentino, Broadway Dance Center/NY, Ponto de Cultura Brasil/França, entre outros importantes lugares e eventos. Em competição, com a Cia de Dança da escola, obteve as melhores colocações em festivais, assim como prêmios de Cia Revelação e Cia Destaque.

Durante duas gestões entre 2010 e 2014, foi Presidente da ACADS – Associação Catarinense de Dança de Salão. A ACADS foi a idealizadora do Baila Floripa, o evento é considerado um dos pioneiros da Dança de Salão do país e esteve sob sua direção em 4 edições.

Em 2013, amando trabalhar com gestão e produção, inicia um novo evento, o Baile Arena, Espetáculo Interativo de Dança de Salão. Este projeto piloto deu origem em 2014 ao Salão Arena, trazendo as três personalidades de Dança de Salão do Brasil, Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jomar Mesquita para um evento único. Posteriormente, Aline em parceria com a Marte Inovação Cultural, amplia o formato e nasce o Dança em Cena. Um evento para todas as linguagens de dança, totalmente gratuito, que visa além da formação da plateia, difundir a dança para novos praticantes, a imersão nas comunidades, promover espetáculos, mostras e a capacitação de profissionais. O Dança em Cena já está confirmado no calendário anual de dança da cidade, e aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Formada em Psicologia com especialização em Terapia Relacional Sistêmica, pesquisa e desenvolve no dia a dia da escola um trabalho inovador com foco na arte/educação, em um espaço aconchegante e harmonioso, estimulando uma grande equipe de profissionais especializados.

Nosso Time

Alexsandro Flores

Jazz | Preparação Física | Contemporâneo

Iniciou estudos em 2004 na Escola Municipal de Dança de Santa Rosa/RS. Integrou como bailarino a Garra Cia e Escola de Dança (Jaraguá do Sul/SC) de Juliano Peçanha; Escola de Dança da Scar; Wald Oliveira Dança e Cia (Jaraguá do Sul/SC); Grupo de Dança Fernando Lima (Joinville/SC); EF Jazz Company (Curitiba/PR) de Eliane Fetzer, entre outros. Participante de diversos festivais obtendo premiações como bailarino, coreógrafo, e algumas premiações como destaque e melhor bailarino. Estudou com renomados professores de diferentes estilos que compõe sua trajetória artística. Integrou o elenco de diversos espetáculos de dança como exemplo “Boreal” de Wald Oliveira (2013), “In Vitro” de Eliane Fetzer (2014) e “Cinderela” de Fabrício Callabari (2015). Atualmente é bailarino da Companhia Independente de Florianópolis e atua como professor e coreógrafo em escolas de dança de Florianópolis com objetivo de aperfeiçoar e desenvolver uma visão e ação qualitativa do Jazz.

(DRT 0010039/SC)

Amanda Gonzaga

Stiletto

Formação em Educação Física Bacharelado, pela UDESC. Tem experiência com a dança há 13 anos. Foi integrante do grupo de dança Alma Negra, tendo contato com ballet, jazz, contemporâneo, hip hop, dança afro e dança folclórica. Participou de diversos festivais de dança do estado. Fez cursos de Jazz, Street Jazz, Contemporâneo e Stiletto, com grandes nomes da dança no país, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente é professora e coreógrafa em escolas da cidade, e vem estudando o Stiletto para desenvolver um melhor aperfeiçoamento e reconhecimento da modalidade em Florianópolis.

Aurora de Santis

Sapateado

Desde pequena sempre dançou várias modalidades como: jazz, hip-hop, dança de salão, dança do ventre, dança cigana, stiletto, dancehall, dança afro entre muitas outras, porém em 2015 se apaixonou pelo sapateado e desde então vem aprimorando os seus estudos na modalidade.

Já participou de festivais como Tap in Rio, Floripa Tap, Copasetic tendo aula com professores renomados no mundo do Sapateado americano como Daniel Borak, Michelle Dorrance, Maud Arnold, Star Dixon, entre outros.

Além disso, participou como bailarina e coreógrafa de competições como Festival de Dança de Joinville, Prêmio Desterro, Santa Catarina em Dança, A noite é uma criança, entre outras.

Em 2022 começou a sua carreira como professora e atualmente atua dando aulas de sapateado para crianças e adultos nos 3 níveis.

Paralelamente vem se graduando na Licenciatura em Educação Física na UFSC, onde possui um grupo de competição voltado para o sapateado chamado Grupo Garapuvu.

Por mais que o foco seja o sapateado, a atuação nas outras danças continua acontecendo a partir da participação em eventos como Desfile de Natal, comissão de frente de escolas de samba e em eventos particulares.

Anderson Anversi

Contemporâneo

Mais conteúdo em breve!

 

Beatriz Locks

Fit Dance | Dança de Salão

Bea Locks nasceu em Florianópolis – SC e durante sua infância e adolescência
fez aulas de ballet. Em 2014 resolveu voltar a dançar buscando mais qualidade
de vida e conexão com suas memórias corporais. Durante esse tempo foi se
desenvolvendo em várias modalidades de dança incluindo Stiletto, Hiphop funk,
sapateado, samba, forró e sertanejo.
Hoje atua como professora na Cenarium Escola de Dança na modalidade de
fitdance que mescla vários ritmos musicais com coreografias criativas e que
favorecem a atividade cardiovascular, a melhora da memória e coordenação
motora.
Busca em suas aulas fazer com que o momento em sala de aula seja o lugar
que suas alunas esqueçam os problemas, se divirtam e sejam felizes. Esse é seu
maior objetivo!
Além de professora e bailarina Beatriz também é formada em Administração de
Empresas, Design de Moda e Análise e Desenvolvimento em Sistemas atuando
fora dos horários das aulas de dança como empreendedora na área de moda
e e-commerce.

Camila Lima

Dança de Salão

Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bailarina, professora e pesquisadora em Danças de Salão, iniciou seus estudos no ano de 2002 na cidade de Florianópolis. Segue sua formação e aperfeiçoamento em danças a dois e em outras modalidades até hoje, com diversos profissionais renomados do Brasil e do mundo. Esteve presente em diversos congressos, festivais e workshops como o Baila Floripa, Baila Costão, Congresso Mundial de Salsa de São Paulo, Semana da Cultura Latina, Congresso Internacional de Tango de Florianópolis, Semana da Dança Mimulus, Holland Dance Festival (Holanda), Festival Internacional de Entretenimento Latino – F.I.E.L., entre outros, apresentando seu trabalho como bailarina, coreógrafa, professora, aluna e fotógrafa.

Em 2010, fez intercâmbio em Bellas Artes na Universidad de Sevilla, na Espanha. Lá, estudou Salsa e Bachata com profissionais locais. No mesmo ano, mudou-se para Portugal, continuando seu intercâmbio na Universidade Técnica de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), no curso de Licenciatura em Dança, onde encontrou seu tema para a junção das artes plásticas, dança e filosofia no seu trabalho de conclusão de curso da faculdade: “Pina Bausch: um corpo que dança”. Foi em Lisboa também, que teve seu maior contato com a Kizomba, vivendo um pouco da cultura africana que pulsa em Lisboa. Em agosto de 2011 regressa à Florianópolis, onde deu continuidade em seu trabalho na Cenarium Escola de Dança. Em 2013 mudou-se para Belo Horizonte, onde fez parte da Mimulus Cia de Dança, do Grupo Experimental Mimulus, e da Mimulus Escola de Dança, como bailarina e professora, apresentando os espetáculos Por Um Fio, Entre e Esse Alguém Sabe Quem, além de fragmentos de outros espetáculos. Viajou com a Cia em turnê pela Europa e Estados Unidos. Voltou para Florianópolis em Julho de 2016, fazendo parte hoje da equipe de professores da Cenarium Escola de Dança outra vez.

Claudia Venturi

Yoga

  • Bacharel em ARTES CÊNICAS – Direção Teatral – PUC PR 1993 
  • Especialista em EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA NA ARTE – Sociedade 

Educacional Tuiuti PR 1996 

  • Mestre em EDUCAÇÃO – UFSC / Università Cattolica Del Sacro Cuore di Milano 2007 
  • Doutoranda em Literatura UFSC

Atriz há trinta anos, começou a praticar yoga como uma técnica para aprofundar os conhecimentos sobre as possibilidades corporais e as técnicas de concentração.

Entre 1999 e 2001 participa da formação de Extensão Universitária do Curso de Formação de Instrutores de Yoga, em convênio com a PUC PR, em Curitiba. No mesmo período, como parte do percurso formativo inicia a lecionar aulas de yoga – prática completa em oito partes, prática simplificada e alongamento baseado de técnicas de Yoga.

Em 2001 retorna para Florianópolis como diretora de escola de Yoga. A partir de 2004 se afasta das aulas específicas, priorizando o trabalho de preparação de atores. Em 2015 volta também a lecionar Yoga, agora em academia, com prática baseada no Hatha Yoga, trabalhando na Academia Ellite e como professora substituta na Cenarium Escola de Dança, na qual passa a ser professora efetiva a partir de 2019.

Eliz Silva

Ballet Clássico | Contemporâneo | Preparação Física

Natural de João Pessoa (PB),iniciou seus estudos em dança no ano de 2004,na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.Nos anos de 2004 e 2005 cursou Ballet Clássico,e no ano de 2006 ingressou no Curso de Dança Contemporânea ainda na Escola Bolshoi,sob orientação do professor Amarildo Cassiano.
Em 2011 formou-se na Escola Bolshoi em Dança contemporânea,onde trabalhou com o Coreógrafo e Diretor do Núcleo Mercearia de Idéias Luiz Fernando Bongiovanni, para coreografia de formatura “Mundo Líquido”.E em 2012 integrou a AMA Cia de dança dirigida por Amarildo Cassiano e Cláudia Maiole .Ainda em 2012 lecionava aulas de Ballet infantil com a equipe Lunikids sob a direção de Carolina Mansur (Ex- Professora da Escola Bolshoi) e Aulas de danças popular brasileira para crianças da comunidade carente de Joinville,no Projeto da AMA Cia de dança.
No ano de 2014 integrou a Cenarium escola de dança,onde trabalha atualmente como professora de Ballet .Atualmente integra a Cia Independente de Florianópolis, sob a direção artística de Anderson Machado.

Fabiano Souza

Circo

Sócio fundador do Lona Azul Produções Artísticas, mais de 15 anos de experiência profissional na área das artes circenses. Formado pela ENC-Escola Nacional de Circo-RJ e tbm com formação em Circo-social através da Rede Circo do Mundo Brasil-By Cirque du Soleil, atuou como diretor artístico no Resort Costão Santinho por dois anos, como sênior artist em Pullmantur Cruise/Royal Caribbean por mais de seis países e atualmente diretor geral e artístico do Lona Azul Produções Artísticas. 

Fernando Flesch

Sapateado

Desde criança sempre teve influências musicais e artísticas vindas da família. Natural de Florianópolis, começou o estudo do sapateado em 2003 com a professora Bia Mattar. Teve participação em grandes festivais de sapateados nacionais – Floripa Tap, Tap in Rio, Brasil International Tap Festival – e internacionais – DC Tap Festival, LA Tap Festival, Chicago Human Rhythm Project, Stockholm Tap Festival, Dubrovnik Tap Festival e IDO World Tap Dance Championship.
Foi premiado com 1º lugar em “Solo” e “Duo” de sapateado no 4º Festival de Dança Prêmio Desterro e 1º lugar em “Solo” de sapateado no VII Encontro Catarinense de Dança, sendo premiado como “Melhor Bailarino” do mesmo festival. Ainda foi vencedor da Batalha Tap in Rio, batalha de improviso de sapateado.
Desde 2011 aprofunda seus estudos com a professora Marina Coura. Em sua formação destacam-se os professores internacionais Lane Alexander, Roxanne Butterfly, Barbara Duffy, Michelle Dorrance, Jason Samuel Smith, Dianne Walker, Dormeshia Sumbry-Edwards, Sam Weber, Derick Grant e Chloe Arnold.

Gabriel Ferreira

Dança de Salão

Gabriel Ferreira é professor de Dança de Salão na Cenarium Escola de Dança e Kirinus Escola de
Dança desde 2005, bailarino e diretor da Grão Companhia de Dança, Graduando em Fisioterapia na
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e fez parte do Curso de Qualificação de Tango
Dança, no Teatro Bolshoi do Brasil, tendo concluído o módulo do primeiro ano do programa.
Seu contato com a Dança de Salão foi feito principalmente pela influência de Luiz Kirinus  (Desde 2003), e posteriormente por professores nacionais e internacionais dos ritmos desta modalidade em eventos da área. Sua Dança de Salão foi ainda enriquecida por Pilates (Studio Pilates) e Fisioterapia Preventiva (Catarina Cortez Cunha) na qual hoje se baseia como bailarino e professor. Foi bailarino da Kirinus Cia de Dança dos anos de 2005 a 2009 e dançou com a Cia trabalhos como: “Série de Cartões Telefônicos – Ritmos a Dois – Brasil Telecom” (2005), “Face a face” (2005), “Simplesmente” (2006), “Samba Sim! Porque não?”(2007), “Libertango” (2008), “Sensações” (2008), “Arrepios” (2009), “De Cor” (2009).
Em 2010 iniciou uma parceria com Gabriel Ferreira, com quem desenvolve sua pesquisa
artística e pedagógica, através da qual frutos como cursos, coreografias, espetáculos e compartilhamentos emergem ao longo desses anos de experimentos. In Certo Presente (2010), Aos
amigos (2011), El Andén (2011), Horas – olhos a tempo (2011), Tango Experiência (2011), Conexão
individual e comunicação a dois (2012), Quasi una fantasia (2012), Grão (2012), Riscos de
lembrança (2012), Café 1930 (2013), Próximo (2013), Declaração rítmica do meu amor por ti (2013), Embrace (2013), Claire de lune (2013), moebius (2014), l’amour, au clair soleil d’été (2014), Estudo sobre redes (2015), Confluência (2015). Se somaram a sua experiência atividades como Pilates, Yoga, Ballet Clássico, Contemporâneo (Adilso Machado), Fisioterapia preventiva (Catarina Cortez), técnicas de contato e improvisação e aikido, entre outras modalidades de dança, que auxiliam no aumento de sua percepção e vocabulário corporal, dando suporte à visão de uma dança mais saudável que prioriza o conforto, a suavidade e a naturalidade.
Gabriel teve seu primeiro contato com a arte através da música em 1999, estudando e lecionando cavaquinho e violão na cidade de São Paulo, na Escola Espaço Violação e em seguida em Florianópolis com os profissionais Edson Castel e Wagner Segura. É idealizador da pesquisa/curso Tango Experiência (2011) e do curso de conexão individual e comunicação a dois (2012), que trabalha com percepções que auxiliam a formação de qualquer
ritmo da Dança de Salão. Sua pesquisa é compartilhada através dos cursos e apresentações que realizam ao longo do país.

Guadalupe da Silva

Fit Dance | Femme Funk | Femme Style

Guadalupe Da Silva Rosa, professora, coreógrafa e dançarina. Nascida em Buenos Aires, Argentina, mora em Brasil, Florianópolis desde 2012.
Iniciou suas aulas de dança com 7 anos de idade, passando por modalidades colo contemporâneo, reaggeton, dança do ventre, hip hop, comédia musical e ginástica rítmica.
Participou de competições de ginástica rítmica na cidade de Buenos Aires, onde levaram vários troféus com a su equipe, assim como diversas apresentações pela cidade.

Em 2011 começam seus estudos nas danças brasileiras, como lambaeróbica (axé) e funk. Realizou diversos cursos e capacitações ainda em Buenos Aires.

Em 2015 é aprovada no time de instrutores da FitDance, e dentro da empresa realiza 3 cursos de formação, entre outras capacitações : FitDance Classic, FitDance Swag, FitDance Kids e Teen.

Seus estudos hoje em dia são o Jazz Funk, heels, Funk e Danças urbanas. Participando de grandes eventos durante o ano como FIH2, Colônia de férias, Brazil Dance Camp, entre outros intensivos.

Participou de grupo de competição de Hip Hop em Florianópolis, do Fabrício Calabari, e formou um grupo de estilo livre com seus alunos, onde levaram o segundo lugar no festival Santa Catarina Dança.

Realiza workshops de femme funk em vários lugares de Florianópolis e tem experiência com espetáculos de dança, performance e eventos.

Guilherme Fant

Street Dance | Breaking

Bailarino, professor e coreógrafo, natural de Florianópolis. Interessou-se pela cultura hip hop aos 15 anos quando junto a amigos do bairro começou a treinar alguns movimentos de breaking tirados de filmes, como mortais, flaire, flick de cabeça e freezes.

Em 2007 foi para Curitiba onde morou por 2 anos, lá integrou o grupo “Can Africa Spin” crew de bboys originário do ano 2000 e com a crew participou de vários campeonatos pelo o Brasil entre eles estão: Master Crews/ São Paulo, Battle Of The Year/ Campinas e Encontro das Ruas/ Joinville.

Ao voltar à Florianópolis em 2010 continuou a praticar o Breaking de forma independente apesar de ainda integrar o Can Africa Spin.
Em 2012 começa a dar aulas de Danças Urbanas na Cenarium Escola de Dança e neste mesmo ano passa a integrar o grupo Start Crew de Balneário Camboriu. Em 2013, Gui dá inicio a Crew South Flavor como uma tentativa de unir amigos de Curitiba, Balneário e Florianópolis.

Com a dificuldade da distancia física para os encontros e desenvolvimento de trabalhos, a South Flavor ganha uma nova formação em parceria com a Cenarium, buscando abordar as danças urbanas de maneira contemporânea, desenvolvendo um trabalho diferenciado e experimental nas músicas e movimentações, instigando no bailarino a busca por seu próprio tempero/flavour.

Gui Fant vem desenvolvendo seu aprendizado em movimentações corporais para além do breaking, em 2014 participou de alguns festivais do estado na modalidade de dança contemporânea e danças urbana e obteve premiações.

É professor e coreógrafo de breaking no grupo IGK Dance, com crianças do projeto social do Instituto Guga Kuerten em parceria com a Cenarium Escola de Dança. É também professor de Danças Urbanas nos colégios Sarapiquá e Cruz e Souza.

Em 2015 inicia a construção de seu primeiro Espetáculo de Dança “Asas” junto às parceiras Julia Milan, Elisa Schmidt, e Margo Ferreira, mesclando danças urbanas e técnicas aéreas de arnes. Este teve estreia em abril de 2016 e foram realizadas três apresentações na cidade de Florianópolis.

Julia Milan

Street Dance

Bailarina, professora e coreógrafa, natural da cidade de Florianópolis. Inseriu-se no mundo da dança em 1996 com o Ballet Clássico, o qual foi praticado até o ano de 2007.

Integrou os grupos Ballet Córdium, dirigido por Fárida Dell Antonio, Ballet Ciclo, dirigido por Katia Couto e posteriormente do In Pacto Jazz Company dirigido por Simone Cherem. Tendo experiências com ballet clássico, moderno, jazz e contemporaneo.

Em 2005, começa a praticar danças urbanas através do grupo Lil’Soul dirigido por Rodrigo Santos. Em 2007 com o grupo Xtazy Dance Troup Brasil dirigido por Rafaelle de Oliveira e Mayara Castro (Portugal), e em 2008 passa a integrar o grupo Hip Hop Soul dirigido por Bruno de Carvalho onde foi integrante durante seis anos.

Em 1999 iniciam suas participações em eventos, mostras, espetáculos e festivais de dança, com diversas modalidades, do ballet clássico às danças urbanas e em muitos obteve premiações relevantes.

Desde 2012 é professora de danças urbanas na Cenarium Escola de Dança trabalhando com crianças e adultos. Em parceira com Guilherme Fant desenvolve em 2014 o grupo South Flavor, que busca desenvolver trabalhos artísticos com uma visão contemporânea das Danças Urbanas.

Além disso é estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, neste cenário já ofereceu alguns cursos de Danças Urbanas em encontros de estudantes de arquitetura e organizou a I e II Semana de Arte Popular, evento realizado por estudantes da UFSC, UDESC, IFSC e outras entidades acadêmicas.

É professora voluntária no grupo IGK Dance, com crianças do projeto social do Instituto Guga Kuerten em parceria com a Cenarium Escola de Dança. É também professora de Danças Urbanas no colégio Sarapiquá.

Em 2015 inicia a construção de seu primeiro Espetáculo de Dança “Asas” junto aos parceiros Gui Fant, Elisa Schmidt, e Margo Ferreira, mesclando danças urbanas e técnicas aéreas de arnes. Este teve estreia em abril de 2016 e foram realizadas três apresentações na cidade de Florianópolis.

Katherine Janesch

Sapateado

Apaixonada pela dança desde os 2 anos de idade, quando iniciei meus estudos em
ballet. Em 2015, descobri o sapateado e me apaixonei por essa modalidade
também. Em 2018, ingressei no grupo de competição de ballet da Cenarium
Company, com o qual tive a oportunidade de competir em vários festivais, inclusive
na Itália e em duas edições do Festival de Dança de Joinville. No mesmo ano, entrei
para o grupo de competição de sapateado da Cenarium Company, onde já participei
de competições em grupo e solo. Desde 2021, também participo de competições em
danças urbanas no grupo IGK Dance.
Meu amor pela dança me levou a iniciar meu processo como professora em 2020,
atuando como auxiliar nas turmas de ballet baby e sapateado, além de substituta
em ambas as modalidades. Em busca de aprimorar minhas técnicas de ensino,
realizei alguns cursos e mentorias.

Cursos:
● Metodologia ao ensino de sapateado para professores e aspirantes a
docência com Fernando Flesch – 2022
● Curso de qualificação para professores com Marina Coura – 2023

Kiko Knabben

Capoeira

CONTRAMESTRE KIKO

Começou a praticar capoeira em março de 1992 no Colégio de Aplicação/UFSC com o professor Moriel Costa.

Em 1996 inicia sua trajetória como professor de capoeira sob a orientação do Mestre Calunga na Academia Catarinense de Ginástica – Colégio Catarinense e no Colégio Geração Beiramar. Na ocasião, o Mestre lhe convidou para ser seu substituto durante uma viagem de um ano que faria para a Espanha. Iniciou assim um programa de formação como monitor para assumir as aulas do Mestre Calunga. Na mesma época, assumiu também as aulas no Colégio de Aplicação-UFSC durante o período em que seu professor Moriel necessitou afastar-se.

A experiência com a capoeira despertou também o interesse em aprofundar os estudos sobre a cultura do movimento humano. Assim, ingressou no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC formando-se em 2001.

Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos com aulas de capoeira em diversos locais e para todas as idades. Participa regularmente de encontros, festivais e cursos de formação com o intuito de manter seu aprendizado em relação aos fundamentos da Capoeira Angola.  Como professor, foi convidado por quatro anos consecutivos, 2012, 2013, 2014 e 2015, para ser o professor residente no “Annual International Festival of Capoeira” – Afro Brazil Arts em Nova Iorque – EUA, um evento organizado por Michael Goldstein – Mestre Ombrinho, o primeiro estrangeiro a receber a graduação de mestre na capoeira.

Em 2013 foi formado Contramestre e atualmente coordena um dos núcleos da Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares em Santa Catarina. Seu trabalho é orientado diretamente por Norival Moreira de Oliveira, “Mestre Nô” (Salvador-BA), que com mais de 60 anos dedicados à capoeira, é hoje um dos Mestres tradicionais mais importantes do Brasil ainda em atividade.

Lidiani Emmerich

Dança de Salão | Ballet Clássico

   É professora de Dança Criativa, Ballet Clássico, Dança de Salão e coordenadora do núcleo infanto-juvenil da Cenarium Escola de Dança desde 2005, bailarina e diretora da Grão Companhia de Dança, Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2009), pós graduada em Dança: Educação e Cultura pela IPEGEX (2014) e tem formação em Educação somática no NÚCLEO 8 de Débora Bolsanelo (2018/2019). Diretora da circulação Santa Catarina do espetáculo Moebius, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à dança (2015), da circulação norte do mesmo espetáculo contemplado no Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna (2015) e do projeto de manutenção da Grão cia de dança contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle (2017). Idealizou com Gabriel Ferreira a pesquisa conexão individual e comunicação a dois (desde 2010) e o projeto Tango experiência (desde 2011), que hoje se expressa em um grupo de estudos em Tango e cena, cursos que em sua expansão criou Grão (2012), cia que procura na coletividade um sentido de existência e proposição artística. 

Seus estudos formais em movimento foram iniciados em 1993 através do Teatro e dança e tiveram seu processo construído nas escolas Aprendizes da Ribalta (SC), Escola Permanente de Dança do CIC – Ballet Paula Castro (SC e SP), Cia Alma Negra (SC), Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (SC), Estúdio de atores (SC), Casa da Dança Luiz e Laura (SC) e Cenarium Escola de Dança onde permanece em continuidade com suas pesquisas artístico- pedagógicas. Além das escolas regulares estudou e estuda com profissionais que trouxeram pertinência e inspiração à temas sempre atuais em suas pesquisas como: estados de presença, corpo e estrutura, aikido e fluxo de movimento, atenção e escuta através do contato improvisação e corpo somático em busca de olhos para um corpo cooperativo e relacional. Alguns dos catalisadores dessas experiências foram: Catarina Cortez, Adilso Machado, Paulo Almada, Oberdan Piantino, Elke Siedler e Débora Bolsanelo. Suas pesquisas são constantemente compartilhadas através de intercâmbios, mostras, cursos e festivais em que atua em mesas de debate, oficinas e apresentações como bailarina e avaliadora. 

EXPERIÊNCIA 

Escola de Teatro Aprendizes da Ribalta, Florianópolis (SC) — 1994-1996

Escola dedicada ao estudo de técnicas vocais, corporais e de interpretação.

Escola Permanente de Dança do CIC – Ballet Paula Castro (SC/SP) — 1995-1999 

Escola com técnica dedicada ao estudo do método cubano de Ballet, com bailarinos regularmente avaliados através de maitres da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba. 

Cia de Teatro Infantil Valdir Dutra, Florianópolis (SC) — 1996 a 1998 

Circulando Santa Catarina com peças infantis. 

Cia de Dança Alma Negra, Florianópolis (SC)— 1998 e 1999 

Cia dedicada aos estudos de estilos como Danças Urbanas, Jazz e Dança Afro. 

Studio de Atores, Florianópolis (SC)— 1998 e 1999 

Curso de Televisão e Cinema. 

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Joinville (SC) — 2000-2003 

Escola profissionalizante com avaliação regular em disciplinas como Ballet Clássico, Ballet Clássico de Repertório, Dança a Caracter, Dança Popular e Histórica, Música, História da Dança, Ginástica Respiratória entre outras disciplinas. Junto à Escola participou das apresentações de aniversário da escola, bem como de sua I Mostra Didática em Joinville e através das cidades de Santa Catarina. 

Casa de Dança Luiz e Laura – Florianópolis (SC)— 2003 e 2004 

Iniciou seu estudo em Dança de Salão e realizou enquanto bailarina seu primeiro trabalho relacionado ao Tango. 

Centro Cultural Kirinus / Atual Cenarium Escola de Dança – Florianópolis (SC)— Desde 2005 

Participou da fundação da Escola e desde seu primeiro ano atua como professora de Ballet Clássico, Dança Criativa e Dança de Salão. Dentro do Ballet Clássico dirige histórias/espetáculos interativos entre turmas do núcleo infanto-juvenil desde 2009: A natureza das coisas (2009), Todo o mundo munda (2010); Arriscando uma História (2011); RECreando o som (2012); Portentoso, o bicho que nunca ninguém viu (2013); O que nasce na cabeça pra lá dos cabelos (2014); Tá nos olhos de quem vê (2015); Aventurança, onde toda a brincadeira vira dança (2016); Expresso memória: conexões imaginarias com o mundo (2017); De repente, nada parece fazer sentido (2018) e HÁ UM PASSADO NO MEU PRESENTE: E ele fala de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir (2019).

Kirinus Cia de Dança, Florianópolis (SC)— 2005 a 2009 

Obteve prêmios e convites através de seus trabalhos: Série de Cartões Telefônicos Brasil Telecom (2005), Face a face (2005), Samba sim! Porque não? (2006), Simplesmente (2007), Libertando (2008), Sensações (2008), Arrepios (2009), De cor (2009). 

Parceria com Gabriel Ferreira — Desde 2010 

Apesar de dançarem juntos desde 2005, dirigiram seu primeiro trabalho, In Certo Presente, neste ano, trabalho que proporcionou os primeiros diálogos entre a dança de salão e outros possíveis olhares artísticos e o desejo de investigar sobre a Dança a dois enquanto conexão, sensibilidade e comunicação. Ainda em 2010 um primeiro ensaio aberto sobre as memórias do corpo trouxe o espetáculo Riscos de Lembrança com Direção do artista Adilso Machado. A parceria com outros artistas fortalece a busca e am- plia as possibilidades através da dança. Rafael Martins e Giulianna Davoli foram também parceiros de estudos e criação. 

Aos amigos (2011), El Andén (2011), Horas – Olhos a tempo (2011), Primeiro movimento da Sonata no 14 op.27 de Bethoven (2012), Pronunciação rítmica do meu amor por ti (2012) e Café 1930 (2013), são alguns dos trabalhos que criaram e interpretaram. Juntos foram premiados em todos os festivais e campeonatos que participaram. 

Cia Grão – Florianópolis/SC— Desde 2012 

Idealizada por Lidiani e Gabriel, Grão é uma companhia que pesquisa coletivamente o entorno de tudo o que mova, repense e ressignifique a Dança de Salão. Composta por oito integrantes, a cia se dedica atualmente à pesquisa e criação de seu novo espetáculo, caminhando a favor de editais como possibilidade de ampliação de seus caminhos. Professores de diferentes técnicas 

trazem à companhia vivências corporais em prol da construção dos trabalhos e formação dos bailarinos. Entre trabalhos anteriores estão Grão e Próximo (2012) e Embrace (2013), Moebius (2014), Estudo sobre redes (2015). Tiveram a construção de seu espetáculo Moebius viabilizado pela plataforma de financiamento colaborativo online CATARSE (2014) e foram contemplados pelos prêmios Elisabete Anderle 2015 para circular Santa Catarina e Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2015 para circular o norte do país. Teve seu projeto de manutenção aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2017 e pelo mesmo edital foi convidada a participar da miscelânea em dança, projeto que envolve dança, música, artes plásticas e notação. 

Tango Experiência – Florianópolis/SC— Desde 2011 

Idealizada por Lidiani e Gabriel, Tango Experiência é um projeto que busca, na prática do Tango, empoderar pessoas a partir do reconhecimento dos potenciais do seu corpo, que em conexão ganham oportunidade de acessar e ser acessado, por ele mesmo e por outros corpos em um processo de constante descoberta de novas disponibilidades. 

Tango Experiência existe atualmente em formatos intensivos, extensivos, e vem expandindo suas possibilidades através de conhecimentos somáticos como potencial processo de prevenção do movimento. 

Curso de Qualificação em Tango Dança – Ano I – Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Joinville/SC— de Março a Dezembro de 2012 

Curso destinado ao estudo do Tango em seu âmbito histórico, social, filosófico, literário, musical e corporal em busca de uma investigação de caracter científico. 

Kinomichi – Garopaba 2018 

Imersão de três dias na Ecovillage Gaia, com Christiana Cavalcanti. 

FORMAÇÃO

Universidade Federal de Santa Catarina — Licenciatura plena em Educação Física (2009);
IPGEX – Pós graduação – Especialização em Dança: Educação e Cultura (2014) – 390 horas; NÚCLEO 8 – Formação em Educação Somática (2018/2019) – 112 horas. 

CURSOS E FESTIVAIS 

Além das escolas regulares estudou com Catarina Cortez (Fisioterapeuta) em busca de uma prática mais saudável dentro do Ballet Clássico e Dança de Salão; dentro de sua pesquisa corporal esteve em contato com técnicas de pilates, yoga, contato e improvisação. Frequenta regularmente congressos e festivais relacionados à sua área como congressista e professora. 

Como congressista e professora: 

Bento em Dança (1997, 1998, 2005 e 2009), Mery Rosa (1997), Cuballet – Ballet Paula Castro – SP (1998), Festival de Dança de Joiville (1999), Porto Alegre em Dança (2005) Baila Floripa (2003 a 2014), Baila Costão (2006 a 2014), Congresso Internacional de Tango de Florianópolis (2008 a 2011 e 2013), Congresso Mundial de Salsa, Samba, Zouk e Tango de São Paulo (2010 e 2011), Cosmotango – Congresso internacional de Tango de Buenos Aires (2010), Miscelânea SESC (2010 a 2012), Festival Prêmio Desterro – bailarina (2010 a 2012), Prêmio Desterro – jurada (2016 e 2017), Santa Catarina Dança (2011), Maratona Cultural de Florianópolis (2011 e 2012), Cruzeiro dançando a bordo (2014, 2015 e 2016), além de cursos particulares nos anos de 2016, 2017 e 2018. Mostra transborda, SESC Santa Rita Recife, mesa de conversa, oficinas e espetáculo (2017), Encontro contemporâneo de Dança de Salão – SP (2018), Projeto Tango Experiência em Belo Horizonte (2018); Residência contemporânea de Dança de Salão – Florianópolis (2019), Projeto Tango Experiência em Florianópolis e São Paulo (2019); Bienal de tango de Florianópolis (2019);  Dança em Cena (2019); Travessias: Tango Experiência, Yoga e Ayurveda (2019), Encontro contemporâneo de dança de salão (2018 e 2019).

ÚLTIMAS PREMIAÇÕES 

    • Porto Alegre em Dança – Kirinus Cia de Dança – 1o Lugar (2005);
    •  Bento em Dança – Kirinus Cia de Dança – 1o Lugar e prêmio revelação (2005); 
    • Festival Ritmos a dois de Joinville – Lidiani e Gabriel – 1o Lugar – In Certo Presente (2010);
    • Festival Prêmio Desterro de Florianópolis – Lidiani e Gabriel – 3o Lugar – In Certo Presente (2010);
    • Festival Prêmio Desterro de Florianópolis – Grupo Experimental – 3o Lugar – Assanhado (2010);
    • Congresso Internacional de Tango de Florianópolis – Lidiani e Gabriel – 1o Lugar – Aos amigos (2011);
    • Festival Prêmio Desterro de Florianópolis – Grupo Experimental – 3o Lugar – Para (2011); 
  • Santa Catarina Dança – Lidiani e Gabriel – 1o Lugar e prêmio destaque – Aos amigos (2011);
  • Festival Prêmio Desterro de Florianópolis – Lidiani e Gabriel – 1o Lugar e prêmio destaque – Aos amigos (2012);
  • Festival Prêmio Desterro de Florianópolis – Grão – 1o Lugar – Aos amigos (2012);
  • Festival e Mundial de Tango de Buenos Aires – Semifinalista na categoria pista (2013);
  • Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura – Moebius: circulação Santa Catarina (2015); 
  • Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna – Moebius: circulação norte (2015);
  • Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura – Grão cia de dança: Investigação, difusão e manutenção (2017). 

Lucas Aguiar

Dança de Salão

Arte Educador, Professor de Danças a Dois, Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Metodista IPA RS, Licenciatura em Dança incompleta e Gestor de Projetos Socioculturais.

Iniciou como dançarino em 2006 com aulas de jazz, samba e pagode, hip-hop e funk. Em 2013 iniciou como Dançarino no Centro de Dança Kirinus e Nunes onde se desenvolveu em todas as modalidades de danças a dois (Samba, Tango, Bolero, Zouk, Soltinho, Forró entre outros), participou de eventos com Tango Sur e Porto Samba.
Em 2019 iniciou a Licenciatura em Dança na UFRGS.
Em 2020 Mudou-se para Florianópolis e iniciou como Dançarino na Escola Dance Ímpar. Em 2021 ministrou aulas de danças a dois no casarão da dança a e no Cláudia Bittencourt ART Studio.
Em 2021 fundou o Coletivo Lundu, que visa promover o Samba nós aspectos culturais, teóricos e etico-políticos. Através de Grupos de Estudo, Coreografias e Eventos. Neste mesmo ano participou do edital Aldir Blanc com o projeto Samba e Origem realizando oficinas sobre Samba.
Em 2022 partipou como bailarino e coreógrafo no prêmio desterro, dança em cena, slam cruz e Souza, Festival de Dança em Ituporanga, Sarau na Escola Autonomia e Eventos da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Instituto Hoope.

Em Agosto de 2022 inicia como parte do time Cenarium ministrando aulas de danças a dois até o momento atual.

Luckas Souza

Jazz Funk

Mais conteúdo em breve!

Manuela Coppio

Jazz | Sapateado

Iniciou na dança pela modalidade de jazz aos seis anos e posteriormente deu início a
modalidade de sapateado. As modalidades já experienciadas ao longo de sua
trajetória na dança, são: Jazz e Sapateado, praticou também Street Dance, House
Dance, Contemporâneo, Ballet clássico, Ragga Dance.
Em 2022 iniciou a trajetória como professora de dança, e hoje dá aula no Cenarium
Escola de Dança pelo segundo ano. Além da dança, iniciou o curso de Psicologia no
ano de 2022.

Marcos Freitas

Dança Ímpar Power | Ímpar Criativa | Jazz | Stiletto

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville e Pós Graduado em Dança Educacional pela Censupeg Brasil.

Experiência de mais de 20 anos na área da dança como bailarino, professor e coreógrafo, nas modalidades: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Estilo Livre e Jazz. Cursos com renomados professores da área.

Iniciou suas atividades no Centro de Danças Ika e CIA na cidade de São Bento do Sul.
Foi Diretor Artístico, Professor e Coreógrafo na Dançarte Studio de Danças na cidade São Bento do Sul.

Professor responsável por Oficinas de Danças em Colégios Particulares e Escolas Publicas.
Foi bailarino do Grupo de Dança Fernando Lima durante 11 anos, nas modalidades Jazz,  Dança Contemporânea e Danças Urbanas. Com aulas de ballet clássico para aperfeiçoamento das técnicas.

Participou de diversos Festivais e Competições no país como bailarino e coreógrafo. Conquistando inúmeras premiações.

Como o Festival de Dança de Joinville, Festival Passo de Arte/SP, Prêmio Desterro/SC, Festival Internacional de Hip Hop/PR, Festival Internacional de Jazz/PR,

Experiência com Espetáculos de Dança, Eventos e Performances.

Marina Mano

Psicóloga

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Marina iniciou seu contato com a dança no ano de 2000, primeiramente com ballet e sapateado, passando a compor posteriormente o grupo Patibiribia Infanto Juvenil de sapateado. Em sua formação destacam- se as professoras Bia Mattar, com quem iniciou e permaneceu por 10 anos e Marina Coura com quem tem aulas atualmente.
Ao longo destes anos participou de diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles Floripa TAP, Tap in Rio e DC Tap Festival, prestigiando aulas com diversos professores como: Lane Alexander, Roxane Butterfly, Barbara Duffy, Maud Arnold, Chloe Arnold, Samanta Varela, Charles Renato, Christopher Broughton, Nico Rubio, Steven Harper, Sarah Reich, Derick Grant, Thiago Marcelino, Star Dixon, Brill Barrette, Jason Samuel Smith, Christiane Matallo, entre outros. Fez também algumas aulas em Barcelona com os professores Guillem Alcalay e Sharon Lavi. Competiu no festival TapJazz em 2009, na categoria Grupo, obtendo o quarto lugar, no DC Tap Festival em 2014, com um duo, ocupando o segundo lugar, no Prêmio Desterro 2014, na categoria grupo, obtendo segundo lugar e no mesmo festival em 2015 obteve o terceiro lugar na categoria solo e grupo.
Marina é uma amante da arte em geral, já tendo feito aulas a curto tempo de múltiplos gêneros como Canto, Danças Urbanas, Jazz e Dança de Salão, acredita desta forma na pluralidade na dança e da arte e busca trazer esta ideia para a sala de aula.
[/fusion_images]

Rita Cardoso

Sapateado | Ballet Clássico

𝑹𝒊𝒕𝒂 𝑪𝒂𝒓𝒅𝒐𝒔𝒐 é formada pela Escola de Dança Alice Arja, nas modalidades Sapateado Americano e Ballet Clássico Método Vaganova (Técnicas de Pas de Deux, Técnicas de Pontas, Prática de Variações Clássicas do Repertório Internacional, Repertório Teórico I e II, História da Dança I e II, Terminologia, Música e Teatro).
Registro profissional pelo Sindicato da Dança do Rio de Janeiro como Artista Bailarina e Maître de Ballet, DRT 40097/90.

Atuou como Bailarina Profissional na Cia de Ballet do Rio de Janeiro, dançando contemporâneo e Ballet de Repertório (A Bela Adormecida, Coppélia, Dom Quixote, Les Sylphides, La Fillé Mal Gardeé, O Quebra Nozes, Dom Quixote, Paquita, O Corsário e outros.

Teve diversos professores renomados como:
Ballet Clássico com Alice Arja, Sérgio Lobato, Flávio Sampaio, Vera Aragão, Thaís Alves, Andréia Bergalo, Mirian Guimarães, Tíndaro Silvano, Sonia Machado, Hélio Bejani e Daniel Mendez.
Sapateado com Marchina, Adriana Salomão, Flávio Salles, Valéria Pinheiro, Van Porter, Steven Harper, Amália Machado, Cíntia Martim, Cristiane Tachlitsky, Claúdia Barbosa, Renato Valverde e Carlos Viega.
Jazz com Valéria Gomes, Carlos Laerte e Sérgio Rocha.
Afro Brasileira com Gilberto de Assis e Sidney Gomes.
Dança Flamenco com Lúcia Caruso e Gisele Ferreira.

Participou como coreógrafa de inúmeros concursos nacionais e mostra de dança, tendo conquistado primeiras e segundas colocações na modalidade Sapateado, Ballet e Dança Caráter.
Experiência em produção de eventos, espetáculos, colônia de férias e júri de mostra de dança.

Participou do programa Xuxa Park como coreógrafo do Grupo Infanto juvenil Corpo Livre. Assistente da coreógrafa Alice Arja da Comissão de Frente da Portela e Renascer de Jacarepaguá. Assistente de Produção da Escola de Dança Corpo Livre e Projeto Social “Eu Danço”. Produção e direção do Festival Interno de Coreografias Corpo Livre. ⠀

Fez parte das grandes Escolas de Danças no Rio de Janeiro e Niterói, Escola de Dança Alice Arja, Escola de Dança Corpo Livre, Escola de Petite Danse, Escola de Danza Dimensione, Centro de Dança de Artes Campo Grande, Cia de Dança Márcia Lacombe, Studio Fernanda Vieira, Camarim Escola de Dança e Dançarte Centro de Dança.

Atualmente faz parte da equipe das Escolas de Danças em Florianópolis, Studio de Dança Maria Morena, Cenarium Escola De Dança, Espaço Movidança e Studio Juliana Borges.

Sarah Massignan

Dança Afro | Dança Ímpar Soft

Sarah Massignan Gomes, nascida em Florianópolis em 03.02.87.
Formada em Dançaterapia Método Maria Fux, Graduada em Naturologia, Cursou graduação em Teatro na UDESC até 6a fase, fez Curso Técnico em Percussão pela Escola Livre de Música de Florianópolis. Estuda e vivencia danças populares e afro brasileiras desde 2005, tendo feito cursos e aulas com Cintia Abadá, Bibiana Machado, Mestre Moa do Katendê (BAHIA) Rosangela Silvestre (BAHIA), Vera Passos (BAHIA), Tião Carvalho (MARANHÃO), Gianne Abbot, Denilson (FUNCEB), Gisele dos Santos (FUNCEB) e tantas outras.
Idealizadora, percussionista e coreógrafa  da Banda Cores de Aidê nascido em 2015 (Banda de Percussão Feminina, já tendo realizado shows em diversos estados do Brasil com Artistas renomados e nos países: Emirados Árabes, México e Angola), Idealizadora, Presidente, Coreógrafa do Bloco Cores de Aidê (Bloco de Mulheres que conta com mais de 150 integrantes, tendo recebodo ao longo de 6 anos mais de 1000 mulheres).
Idealizadora e professora do Projeto Menina Percussão (de dança afro brasileira e percussão para Meninas desde 2016). Idealizadora do Carnaval infantil de Blocos afro infantis de Florianópolis, evento que acontece na quarta de cinzas no centro da cidade junto com Bloco Cores de Aidê.
Fundadora da Casa Luanda em 2020 (espaço cultural de aulas e shows). Já coreografou a comissão de frente da escola União da Ilha da Magia por 2 carnavais.
Atualmente é diretora de bateria nos naipes agogô e xequerê na Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha.
Atuou como professora de dança em mais de 15 escolas e centros comunitários nos últimos 15 anos

Victoria Scatena

Ballet Clássico | Preparação Física

Iniciou seus estudos aos cinco anos de idade na Fundação de arte e cultura de Ubatuba\SP, participando de festivais com premiações. Aos doze anos ingressou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, tendo experiências nacionais e internacionais, dançando renomados ballets de repertório como Don Quixote, Giselle, Les Sylphides, O lago dos Cisnes, entre outros. Convidada a estagiar na Escola do Teatro Bolshoi de Moscou, Chicago e Nova Iorque. Formada aos 17 anos, teve experiências profissionais como bailarina na Compania de dança Sesiminas e Ballet Jovem de Santa Catarina.
Professora de Ballet clássico para turmas de baby, preparatório, básico com pontas e adulto iniciante. Como professora obteve premiações em festivais de dança e aprovações de alunos em audições na Escola de dança Maria Olenewa no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Gutto

Dança de Salão

**Formação:**  

– Faculdade Católica-SP

Licenciatura em Educação Física.

– Faculdade Cnec/Campo Largo-PR

Superior em Tecnologia de Processos Gerenciais.

– Escola do Teatro Bolshoi no Brasil/Joinville-SC

Curso Profissional em Tango Dança/Método Tango Dinzel/Argentina.

– Faculdade IESB/Brasília-DF

 Curso de Liderança e Gestão no Mercado Cultural.

– Faculdade Spei/Curitiba-PR

1º Curso de Capacitação para Professores de Dança de Salão.

**Experiência Profissional:**  

– Professor de Danças a Dois em Joinville-SC e em diversas outras cidades de Santa Catarina e estados do Brasil.

– Professor de Tango em Buenos Aires e Itália.

– Bi Campeão Brasileiro de Forró e Competidor Profissional de Tango Pista, no mundial de Tango e Milongueros Del Mundo, em Buenos Aires-AR.

– Idealizador de eventos culturais de dança, cultura e música, e idealizador das etapas do Campeonato Brasileiro de Forró no Sul do Brasil.

**Competências:**  

– Produtor/Gestor Cultural e Social  

– Multi-Instrumentista  

– Campeão Nacional de Dança de Salão  

– Bi Campeão Brasileiro de Forró  

– Competidor Profissional de Tango Pista  

***Outros Feitos***

– Idealizador do projeto Fuá de Lampião e Convidados – Joinville-SC – 2023.   

– Idealizador do projeto Fuá de Lampião e Convidados – Joinville-SC – 2016. 

– Idealizador do 1º Forrozada – Joinville-SC – 2017. 

– Idealizador do 2º Congressosul de Dança e Cultura – Joinville-SC – 2016.  

– Idealizador e organizador da 1º Etapa Sul do Campeonato Brasileiro de Forró – 2015. 

– Organizou o 1º Forró da AABB – Curitiba – PR – 2015. 

– Idealizador e organizador do 1º Congressosul de Dança e Cultura e do 1º Campeonato Brasilsul de Forró em 2014.   

**Interesses de Estudo:**  

– Cultura Popular Brasileira, Argentina e estudos/experimentos com o abraço nas danças a dois e na vida.